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terça-feira, 8 de setembro de 2009

RALI


Armindo Araújo campeão do Mundo

Português garantiu título de produção, após o quarto lugar na Austrália



Armindo Araújo campeão do Mundo

"A dupla portuguesa Armindo Araújo/Miguel Ramalho sagrou-se, ontem, campeã do Mundo de ralis de produção, depois de ter terminado o Rali da Austrália na quarta posição. Mas a FIA ainda tem uma palavra a dizer.

Foi no outro lado do Mundo que Armindo Araújo e o co-piloto Miguel Ramalho escreveram uma das mais brilhantes páginas da história do automobilismo português. A dupla resistiu a todos os problemas mecânicos que afectaram o Mitsubishi Lancer Evo IX ao longo do Rali da Austrália e, no momento em que pensavam que a festa do título teria de ser adiada para a Grã-Bretanha, tiveram a pontinha de sorte que não pode faltar aos campeões.

Na última especial do rali, o Subaru Impreza do japonês Toshi Arai parou e permitiu a Armindo Araújo subir ao quarto lugar entre os carros de produção, precisamente o posto que o português precisava para assegurar o título mundial. Curiosamente, o Rali da Austrália nem correu particularmente bem ao piloto de Santo Tirso. Problemas na suspensão e no motor do Mitsubishi impediram Armindo Araújo de apresentar o ritmo dos mais directos adversários e obrigaram o piloto a correr muitos riscos para poder estar na luta pelo lugar mais desejado: o quarto.

No entanto, a consagração de Armindo Araújo e Miguel Ramalho como campeões do Mundo de produção está dependente da decisão da Federação Internacional do Automóvel (FIA) em relação a Nasser Al-Attiyah. O piloto do Qatar foi desclassificado do Rali da Acrópole, por terem sido detectadas irregularidades no seu Subaru Impreza, mas acabou por recorrer para o Tribunal Internacional de Apelo, que deve divulgar a decisão no próximo dia 5 de Outubro.

Com este "se" a fazer depender a consagração da dupla nacional, tudo indica, porém, que o Tribunal de Apelo não dê razão a Nasser Al-Attiyah, pelo que Armindo Araújo poderá mesmo ser o segundo piloto português a sagrar-se campeão do mundo de ralis, na categoria de produção. Em 1995, Rui Madeira venceu a Taça FIA do Grupo N, a especialidade que antecedeu a criação do actual campeonato P-WRC.

No WRC, o Rali da Austrália foi decidido na secretaria. O campeão do Mundo, Sébastien Loeb, foi o mais rápido no conjunto dos três dias de competição, mas as verificações técnicas realizadas aos Citroen C4 detectaram uma peça não homologada na suspensão dianteira dos carros da marca francesa. Loeb e os companheiros de equipa, Dani Sordo e Sébastien Ogier, foram penalizados com um minuto, situação que permitiu a Mikko Hirvonen ganhar a prova australiana e consolidar a liderança do Mundial de pilotos. O finlandês da Ford tem agora cinco pontos de vantagem sobre Loeb que, mesmo com o minuto de penalização, ainda ficou em segundo lugar na classificação final do Rali da Austrália, à frente de Sordo e de Jari-Matti Latvala. A 11.ª e penúltima prova do WRC é o Rali da Catalunha, em Espanha."

Jornal de Noticias

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